Logo 300x53

IDEG APROFUNDAMENTO

"Variáveis Econômicas em Série" 
Perspectivas e análises entre 2011 e 2017

O professor MARCELLO BOLZAN, em quatro aulas, analisará as principais variáveis econômicas entre os anos 2011 e 2017. Um curso de aprofundamento importante para todos aqueles que buscam 
conhecimento da economia atual com foco na prova do CACD. 
Veja abaixo o conteúdo das aulas.
INÍCIO: 12/03/2018

Fazer Matrícula

Aproveite o DESCONTO de 10%

O curso atende às demandas do CACD no que se refere aos tópicos presentes no item "4.11" - Tópicos atuais de discussão - do edital de ECONOMIA. 

 

As aulas serão construídas a partir de séries históricas das variáveis e contarão com profundas análises sobre a conjuntura econômica atual. 

  • $86evbvrbyd5

    Aula 1 - Contas públicas

    Serão abordadas as seguintes variáveis: Dívida Pública, Déficit Público, Gastos Correntes, Tributação, comportamento fiscal, fundos de gestão pública, Títulos Públicos. Reformas institucionais.

     

     

    Abrange os seguintes tópicos do edital de economia: A deterioração das contas públicas e seus impactos sobre a economia brasileira (4.11.1 ), A Nova Matriz Econômica (4.11.2) e Os desafios da implementação de reformas estruturais na previdência social, nas regras trabalhistas e no sistema tributário (4.11.8).

  • Files

    Aula 2 - Investimento e Desempenho

    Serão abordadas as seguintes variáveis: Investimento Privado, Investimento Público, Produtividade Setorial, Mudança de eixo industrial, Desempenho Agrário, Expectativas Industriais e Comerciais, Consumo nos setores, Desempenho Bancário, Desempenho no mercado de capitais, Desempenho em aplicações, Taxas de Juros, Liquidez.

     

    Abrange os seguintes tópicos do edital: A baixa produtividade da economia brasileira (4.11.3), A redução relativa e precoce do setor industrial no PIB brasileiro (4.11.6). O desenvolvimento de mecanismos de financiamento privado para o financiamento do investimento em infraestrutura ( 4.11.9).

  • Email

    Aula 3 - Comércio e Evolução Externa

    Serão abordadas as seguintes variáveis: Desempenho Comercial, Desempenho Corrente, Desempenho da Conta Financeira, Dívida Externa, Expectativas Externas, Risco País, Perspectivas Setoriais, Perspectivas Regionais e Globais de inserção, Taxa de Câmbio e intervenção.

     

     

    Abrange os seguintes tópicos do edital de economia: A relação entre abertura comercial, produtividade e inovação (4.11.4) e A economia política da política comercial brasileira (4.11.5). 

  • $ivjf7z3km9s

    Aula 4 - Trabalho e Inflação

    Serão abordadas as seguintes variáveis: Salário, Emprego, Capacidade de Absorção Setorial, Produtividade da Mão de Obra, Fragilidades Institucionais, Inflação de Demanda, Inflação e Expectativas, Estabilidade Econômica e Institucional.

     

     

    Abrange os seguintes tópicos do edital de economia: Resiliência do processo inflacionário (4.11.7) e Os desafios da implementação de reformas estruturais na previdência social, nas regras trabalhistas e no sistema tributário (4.11.8).

Alguns dados técnicos sobre o curso 

Por se tratar de curso de aprofundamento, pede-se que o aluno tenha domínio dos modelos macroeconômicos de curto e longo prazo e conhecimento razoável do funcionamento do Balanço de Pagamentos e das principais Contas Nacionais. 

  1. Carga horária: 8 horas de aula.
  2. Início: 12/03/2018
  3. Serão 4 aulas gravadas com 2h de duração cada. 
  4. Será criado um grupo de Whatsapp para discussões e soluções de dúvidas, no qual o prof. Marcello Bolzan participará. 
  5. O curso é fundamental tanto para o TPS quanto para a 3ª Fase de ECONOMIA.
  6. As aulas ficarão disponíveis por dois meses para os alunos, a contar da data de liberação do acesso. 

Conheça o professor Marcello Bolzan 

O professor Marcello Bolzan construiu sua carreira docente em vários ambientes de aula. Mas, foi nos cursos preparatórios para concursos que realmente desenvolveu sua aula. Leciona Economia há anos, em todas as suas frentes, sendo especialista em História do Pensamento Econômico, História Econômica e Economia Internacional. Possui ampla formação acadêmica e livros publicados na área de concursos, destacando um sucesso de vendas, com mais de vinte mil exemplares vendidos – “Macroeconomia”. Já trabalhou com concursos na área de gestão, jurídica, fiscal e diplomática. Lecionou em quatorze estados e teve o prazer de ver milhares de alunos aprovados. É palestrante nas maiores universidades do país. Atualmente, é coordenador geral do curso IDEG e entusiasta da preparação ao CACD.