Início: Imediato | Valor: 3 x R$ 193,00 | Carga: 12 horas

  • Com o objetivo de capacitar o aluno a compreender a dinâmica geopolítica dos principais conflitos armados contemporâneos, o curso  tocará em diversos pontos relevantes para a prova do CACD 2017. Serão 6 aulas, com duração de 2 horas cada uma. Você pode assistir a qualquer momento porque as aulas são disponibilizadas automaticamente em sua área de alun@.

    A experiência do prof. Daniel Vidal e seu profundo conhecimento sobre as demandas da atual prova de adminissão à carreira diplomatica são pontos cruciais para que o aluno possa compreender a importância de se ter profundidade nas questões levantadas. 

    Para além da abordagem direcionada à primeira fase do CACD (TPS), o curso será uma rica fonte de informações para aqueles alunos e alunas que buscam lapidar seus conhecimentos para as fases mais avançadas do concurso. 

     

  • Conteúdo programático:

    AULA 1 - O papel dos Estados Unidos da América

    - A evolução da política externa americana e o papel dos EUA no mundo contemporâneo. A disjunção entre ordem e poder. A administração Trump e as mudanças estruturais na compreensão da ordem global. Desengajamento ou reestruturação? De Washington a Pequim: condomínio ou competição?

    AULA 2 - A nova face do terrorismo

    - O terror como instrumento político. As novas características do terror. O autodenominado “Estado Islâmico”: origem , composição, discurso, pretensões e trauma colonial. Boko Haram: um resquício de fronteiras artificiais

    AULA 3 - Conflito na Síria

    - Compreendendo o Oriente Médio. Principais atores. Xiismo X Sunismo. Wahabismo: origens. A Primavera Árabe e a repressão à Irmandade Muçulmana. O caso Líbio. Iraque: dinâmica interna e pós- Saddam Hussein.  Daesh: institucionalizando o terror. O rancor sunita. O governo Assad. A intervenção russa: interesses geopolíticos. Irã: milícias xiitas e o conflito com os sauditas. Curdistão: o sonho Peshmerga. Turquia: o neo-otomanismo e a postura ambígua. A postura estadunidense: de Obama a Trump. Iniciativas de paz paralelas.

    AULA 4 - Rússia

    - “A maior tragédia política do século”. O fenômeno Putin. A extensão da OTAN. O exterior próximo russo (blizhneye zarubezhye). Abkhazia, Ossétia do Sul e Geórgia. O caso da Crimeia. O leste ucraniano: “Novorossiya” (Donetsk e Luhansk). O Cáucaso e o Tratado de Gulistão. O trauma checheno e a questão muçulmana. Intervenção na Síria. Aproximação com a China. O caso das Filipinas.

    AULA 5 - China e Ásia do Leste

    - Panorama interno. As minorias não Han. Separatismo uigur e tibetano. A questão Taiwanesa. Hong-Kong: Umbrella Movement. O mar do sul da China. Ilhas Spratly, Paracel. Japão: O Tratado de Shimonoseki e a questão das Ilhas Senkaku / Diaoyu. Coreia do Norte. Coreia do Sul x Japão: Tokdo /Takeshima. As ilhas artificiais e as forças armadas chinesas. Obama: o pivô asiático. One belt, one road. A administração Trump: um futuro errático? A armadilha de Tucídides X a armadilha de Kindleberger.

    AULA 6 - Operações de paz

    - Origens. Evolução do conceito Bases legais. Controvérsias. Principais operações contemporâneas Participação brasileira. O legado da MINUSTAH. Perspectivas

  • Público alvo: por se tratar de temas tão relevantes à prova, não há restrição ao público para o curso. Candidatos em fase inicial ou avançada de preparação podem participar. 

  • Professor: Daniel Vidal é professor e diplomata. Possui profundo conhecimento da estrutura da prova, o que o levou à 1ª colocação no CACD 2016. Trabalha temas relativos à Política Internacional e à História Mundial no IDEG. Formado em direito pela Universidade de São Paulo, sendo, também, o primeiro colocado no concurso de ingresso. Atualmente, é aluno do Instituto Rio Branco. 

"Política Internacional é uma das matérias centrais no CACD. O IDEG oferece profunidade e qualidade na abordagem desse tema tão delicado. Não deixe de conhecer o trabalho do prof. Daniel Vidal. Garanto que será um instrumento de grande valia para sua caminhada."

 

Prof. Marcello Bolzan